[ editar artigo]

Agilidade Emocional - Competência essencial!

Agilidade Emocional - Competência essencial!


Desde meu primeiro contato com o universo do Empreendedorismo em 2012, eu me perguntava: “Qual a competência que mais faz DIFERENÇA na vida de um
empreendedor
?”.

Eu coordenei por 4 anos o Empretec no Sebrae-PR, visitei reconhecidas instituições de Educação Empreendedora dos Estados Unidos (Kauffmann Foundation, Babson College, entre outras) e estive com empreendedores em processos de Design Thinking para identificar "in loco" competências e dificuldades comuns. Porém, aquele meu questionamento seguia sem uma resposta clara.

Em 2016, quando aceitei o desafio deatuar como líder em uma Startup, não imaginava que me aproximaria TANTO das respostas que eu buscava. Na ocasião, um amigo definiu bem a experiência:

“Não é sobre a quantidade imensa de trabalho que a gente assume, nem sobre a grande quantidade de horas dedicadas, é sobre a montanha-russa emocional diária que a gente enfrenta”.

Essa montanha-russa emocional foi dura, mas me ajudou a desenvolver especialmente uma competência, que somente após abrir minha empresa vi que se tratava da mais ESSENCIAL para uma jornada empreendedora de sucesso: A AGILIDADE EMOCIONAL.

Compreendi que lidar de forma estruturada e consciente frente à avalanche de dúvidas, medos, conquistas, falhas, aprendizados, superações e incertezas da vida empreendedora é o que me permite seguir em frente, um passo por vez, com estabilidade e consistência.

Além dos claros efeitos na minha jornada empreendedora, a Agilidade Emocional já havia provocado mudanças estruturais na minha vida pessoal também, impactando de forma extremamente positiva as minhas relações pessoais, familiares, afetivas, sociais e profissionais.

Mas afinal, o que é Agilidade Emocional?

Agilidade emocional é a capacidade de tomarmos as melhores decisões mesmo nos momentos mais desafiadores. É quando não nos permitimos ser dominados pelas nossas emoções, mas sim reconhecê-las, compreendê-las e então, de forma estruturada, darmos uma resposta organizada e consciente à situação.
 

E em quais momentos a Agilidade Emocional se faz necessária?

  • Quando chega sua vez de falar em uma reunião recheada de pressão;
  • Quando você está se sentindo inseguro(a) no seu emprego e teu chefe te chama para conversar;
  • Quando você precisa dar um feedback negativo pra alguém que não recebe críticas nada bem;
  • Quando você recebe uma crítica na frente de outras pessoas;
  • Quando apesar de todo teu esforço, as coisas saem completamente diferentes do que você planejou e você sente o mundo desmoronar;
  • Quando alguém fala com você com a voz alterada ou tom acusativo;
  • Quando está com muito medo e precisa tomar uma decisão rápida;
  • Quando frente à uma situação de alta instabilidade a insegurança e ansiedade tomam conta de você;
  • Quando você está tendo dificuldades no teu relacionamento e não tem coragem de iniciar uma conversa difícil para esclarecer e "ajustar os ponteiros",
  • Quando alguém por quem você nutre carinho te pede algo, e você precisa dizer “não”;
  • Quando você precisa fazer uma negociação de prazo ou valor com um cliente duro na queda;
  • .....


A boa notícia é que TODOS podemos desenvolver esta habilidade. Buscar conhecimento sobre o funcionamento do cérebro, das emoções, seus padrões, hábitos, crenças, valores, medos, e experiências anteriores, pode ser o início de uma nova forma de pensar, decidir, comunicar e relacionar.


E VOCÊ?
- Como tem tomado decisões frente aos constantes desafios que enfrenta em sua vida pessoal e profissional?
- Quais marcas você tem deixado através da forma como você se comunica?

Se você quer saber ainda mais sobre Agilidade Emocional e exercitar essa competência tão essencial para saúde das suas relações pessoais e profissionais, vem comigo nessa jornada!!

Um grande abraço e até o próximo encontro 😊

Consciência Emocional
Ler conteúdo completo
Indicados para você